Esta febre mundial chamada "Cosplay" ganhou maior evidência após a dominação do animês e tokusatsus japoneses. Além é claro dos seriados americano . No entanto, mesmo que muitos achem que tudo originou no Japão, este fenômeno iniciou-se necessariamente na terra do "Tio San". Durante o decorrer dos anos oitenta alguns filmes e seriados destacam-se por proporcionarem ao público um novo contexto em relação a enredo e por estabelecer uma conexão indentificatória entre o público e os personagens das tramas. Destacando-se entre estes filmes e seriados "Star Trek" e o grande épico estelar de George Lucas "Star Wars".
Feiras e eventos destinado a esse público foram sendo elaborados. Criando assim uma grande possibilidade de renda e de entretenimento com grande influência sobre jovens e adultos por todo o planeta. Com maior magnitude em seu país de origem. Todo este conceito foi absorvido pelo Japão ampliando consideravelmente todo este universo chamado "Cosplay".
Muitos cosplayers ( pessoas que se vestem e se comportam como seus personagens favoritos) se destacam entre os campeonatos espalhados pelo país e pelo mundo por suas criatividades e pelo gasto monetário que muitos deles investem neste hobby. Meio insano ao correlacionar a atual realidade popular.
Nesta circunstância o espetáculo é o que mais importa. Chegar o mais próximo das características físicas do personagem é o que motiva a maioria dos cosplayers.
Ganhar os campeonatos nem sempre é o essencial para eles. A exibição é a melhor parte. É como se eles saíssem de sua realidade cotidiana e entrassem num mundo paralelo a realidade. Onde é possível esqueçer problemas e obscuridades da realidade num breve instante de apresentação.
O conceito social adotado atualmente é muito inflexível, construído sobre alicersses antigos e ultrapassados. Mas que ainda são bastante fortes por estabeleçerem uma relação de formalidade social. Estabeleçendo muita influência sobre determinadas condições e atitudes.
Muito se fala atualmente de bulling por parte da mídia. No entanto, este contexto se deve muito ao fato de todos querermos julgar determinadas atitudes e ações. Não temos sequer o direito de palpitar sobre a vida alheia. São escolhas efetuadas por nós. Onde cada uma delas possuem uma consequencia diferente. Nem por isto devemos estabeleçer uma opinião preconceituosa sobre determinado assunto ou tribo. A bíblia fala a séculos sobre a questão do livre arbítrio. E a sociedade ainda insiste em questionar determinadas circunstâncias.
E como há inumeros questionamentos e poucas respostas. É quase natural buscarmos pessoas com as mesmas duvidas que nós. Daí o conceito não tão aprofundado de tribo. Ou seja, a busca por pessoas iguais a nós.
Os cosplayer, afixionados por mangás, animês, doramas e todo universo da cultura pop ( jrock, jpop ...) se juntam pra criarem um laço de amizade e poderem galgar conheçimento com pessoas diferentes. A incrível circunstância de interelacionar com pessoas com objetivos e pensamentos divergentes entre si.
Sendo assim, como em qualquer tribo existente os cosplayer sofrem muito preconceito diante deste hobby simplesmente pela questão etária e por se tratar de algo que em teoria seria indicado somente a crianças. O que contraria todo este conceito é a questão da maioria que frequentam eventos destinados a este público variam entre crianças, adolescentes e adultos. O leque de possibilidades é muito grande.
Não havendo dentre do grupo qualquer tipo de preconceito. Tudo não passa de uma festa para todos deste grupo focal.
Muito se galgou nestes anos no mundo dos Hq's, mangás e outros. Entretanto a essencia não foi perdida. Se cosplay é brincar de se vestir e se divertir ( eu rimei mas foi sem querer).
Qual o problema nisto?
Acho que temos muitos problemas no país pra se resolver do que ficar estabeleçendo regras na sociedade. Que tal estabeleçer regras primeiramente no plenário. Seria uma boa circunstância a se discutir.
Observação da equipe:
Gostaria de agradeçer a todos que prestigiam o blog turbulência e faz a popularidade cresçer tanto. Cabe apenas a nós agradeçer a todos.
Em especial gostaria de agradeçer ao Edvaldo Gonçalves por estar divulgando e indicando nosso blog. Muito obrigado por nos prestigiar.
Atenciosamente a equipe.
Escrito por: Thyago Martín
Nenhum comentário:
Postar um comentário